A Black Friday é uma ação promocional que já faz parte do calendário dos brasileiros. É possível arriscar que muitos consumidores esperam a data para adquirir produtos e serviços que pesquisam há tempo.
O evento ocorre sempre na última sexta feira do mês de novembro e surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 como forma de alavancar as compras natalinas.
No Brasil, iniciou em 2010, surgindo de forma tímida, apenas como um evento on-line e teve participação de 50 lojistas nacionais. Apesar do início tímido, o evento foi se popularizando, alavancado pela atuação das grandes varejistas e sua capacidade de ofertar descontos realmente vantajosos, além da rápida expansão do e-commerce.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos para não cair em golpes, como por exemplo:
- Desconfie das ofertas “milagrosas” – descontos muito elevados podem indicio de fraude.
- Preste atenção se o site que anuncia o produto é verdadeiro – a maioria esmagadora das propagandas enganosas ocorrem no ambiente virtual.
- Verifique os prazos das entregas – geralmente são estendidos nessa época, em razão da alta demanda, além do valor do frete, que muitas vezes se tornam mais elevados que o valor do próprio produto.
Esses cuidados simples, porém eficazes, garantem uma compra segura e evitam que os consumidores caiam em fraudes. Importante lembrar que os fornecedores não são obrigados a cumprir ofertas manifestamente enganosas ou fraudulentas.
Anelise Marques Brandão Gomes,