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Atendimento qualificado, consumidor satisfeito

07/07/2016

No próximo dia 19, a Dupont Spiller promove, em Bento Gonçalves, o curso "Otimizando a relação com o consumidor", com a advogada Bárbara Ravanello. O treinamento tem vagas limitadas e tratará do Código de Defesa do Consumidor, SAC, Judiciário e Procon. Abaixo, você confere artigo assinado por Bárbara a respeito do tema.

Para informações e inscrições, escreva para rh@dupontspiller.com.br ou ligue (54) 3449.4900. E lembre de confirmar sua presença no evento do Facebook. 

Atendimento qualificado, consumidor satisfeito

 

Por Bárbara Ravanello

As reclamações infindáveis sobre o atendimento desqualificado aos consumidores não são novidade. Novas leis de proteção ao consumidor, sites de reclamação, grupos e órgãos de proteção surgem a todo momento.

Mas em épocas de instabilidade econômica, onde a venda é altamente disputada e os custos precisam ser reduzidos por uma questão de sobrevivência, otimizar a relação com o consumidor se torna aspecto fundamental.

As principais causas das reclamações dos consumidores não são os produtos ou serviços adquiridos, mas sim a ausência de retorno daquele que vende. E esse despreparo se dá pela falta de conhecimento jurídico, de qualificação dos profissionais que atendem ou mesmo por questões internas de fornecedores.

Porém, ainda que pareça simples, a solução é eficaz, qual seja, através do conhecimento dos limites dos direitos e deveres tanto do consumidor quanto do fornecedor. E isso passa pelo conhecimento jurídico do Código de Defesa do Consumidor, seus prazos, conceitos, princípios, responsabilidades, documentação, consequências e consciência de que o consumidor é a razão de existir de qualquer fornecedor e, portanto, deve ser bem tratado.

O atendimento qualificado, quando realizado, é a garantia de propaganda positiva e significativo incremento nas vendas.

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