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Programa do BNDES beneficia setor moveleiro

31/10/2013

A cadeia produtiva moveleira é uma das contempladas do Programa BNDES de Apoio a Investimentos em Design, Moda e Fortalecimento de Marcas (BNDES Prodesign) que conta com orçamento de R$ 500 milhões. A linha apoiará projetos de investimentos em design, moda, desenvolvimento de produtos, diferenciação e fortalecimento de marcas a baixos custos (TJLP, atualmente em 5% ao ano, mais 0,9% mais taxa de risco, de acordo com o rating da empresa). O prazo para pagamento é de até 5 anos, com até 18 meses de carência. Entre os itens financiáveis estão as despesas relacionadas a pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, embalagens, desenho industrial e design de moda, associados a ergonomia, concepção, conforto e estilo; aquisição de softwares desenvolvidos no país; despesas com treinamento, participação em feiras e eventos, no Brasil ou no exterior, e capacitações gerencial, técnica e de apoio operacional; estudos, consultorias e projetos de certificação e registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), entre outros itens. Além do setor moveleiro, o BNDES Prodesign inclui os segmentos têxtil e de confecções, calçadista, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos e utilidades domésticas, brinquedos, metais sanitários, joia e relojoaria, embalagens e revestimentos cerâmicos. O novo programa contribuirá para a crescente profissionalização do marketing e do planejamento estratégico das empresas brasileiras. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o design tornou-se item relevante para as cadeias produtivas da indústria de bens de consumo, enquanto a segmentação e diferenciação passaram a exigir elevado grau de conhecimento do perfil do cliente, demandando novos investimentos. A criação do BNDES Prodesign, em linha com a política industrial do Plano Brasil Maior, parte da constatação de que a geração de valor das cadeias produtivas incluídas no programa está diretamente vinculada aos investimentos nos chamados intangíveis, como inovação, design, moda e marketing.  

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