Prestar um trabalho de excelência é o um dos maiores objetivos de qualquer empresa, zelosa, prestadora de serviços jurídicos. No entanto, na faculdade, aprendem-se apenas alguns papéis pertinentes à advocacia, como elaboração de peças, estudo da jurisprudência, legislações e doutrinas aplicáveis aos casos. Todavia, a rotina de um advogado, principalmente na era da advocacia 5.0, é repleta de inúmeras tarefas importantes e morosas, cuja as quais são deixadas de lado das grades curriculares nas graduações de direito, que não abordam tópicos importantes tais como gestão interna, administração de tempo, tarefas e custos, etc.
As atividades inerentes a uma empresa prestadora de serviços jurídico vão muito além do trabalho intelectual: acompanhamento de processos, gerenciamento de prazos, atendimento aos clientes, controle de finanças, e muitas outras tarefas próprias à profissão, mas que não estão necessariamente ligadas com a advocacia, embora tão importantes quanto.
É desafiador lidar com um volume tão expressivo de obrigações e atividades simultâneas, o que pode fazer com que o profissional venha a despender tempo de qualidade.
Para otimizar a gestão de tempo do profissional, a Controladoria Jurídica assume alguns papéis, como: recebimento das demandas, acompanhamentos processuais; controles, estabelecimentos e agendamentos dos prazos e das atividades; realizações de protocolos de peças eletrônicas e/ou físicas; acompanhamentos das produtividades das tarefas; contratações de correspondentes e acordos referentes aos honorários; emissões de guias para os pagamentos; verificações, leituras e distribuições das notas de expediente e publicações; alimentação de Software jurídico; lançamentos e armazenamentos de dados e documentos; detalhamentos dos resultados das atividades; elaborações de relatórios processuais e execuções de auditorias.
Além disso, a Controladoria também é responsável pela definição de metas e prazos para resguardar o cliente de eventuais erros e até mesmo para monitorar a qualidade e agilidade do serviço prestado pela empresa, inclusive com criação de manuais para uniformizar os procedimentos internos, e, também, promovendo treinamentos para os novos colaboradores e retreinamentos da equipe veterana. Igualmente, promoverá metas de crescimento e balanço de qualidade, apresentando indicadores precisos à gestão da empresa jurídica, possibilitando a correção de equívocos e aperfeiçoamento do desempenho da equipe.
A Controladoria Jurídica é uma peça fundamental, pois se trata de um setor estratégico, que se correlaciona com os demais setores e profissionais, descomplicando a troca e levantamento de informações, auxiliando na administração do exercício da advocacia, através do controle, monitoramento, organização, gestão de informações e operações, gerando maior produtividade, melhores resultados e qualidade dos serviços prestados pela equipe técnica, permitindo que os advogados possam utilizar maior parte do seu tempo para o trabalho intelectual.
Portanto, a empresa prestadora de serviços jurídicos que possui uma equipe de Controladoria Jurídica, além de dispor de ofertas ágeis de dados e informações para os seus clientes, também entrega um serviço de melhor qualidade, haja vista que retém as demandas morosas em um único setor, possibilitando que seus advogados utilizem o intelecto ao máximo nas questões técnicas.