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Sua corporação perante os Tribunais Trabalhistas

01/06/2017

No último dia 11 de maio, o sócio da Dupont Spiller Luís Gustavo Casarin (foto) falou em evento em Porto Alegre sobre o posicionamento da imagem das organizações perante o Judiciário trabalhista. Abaixo, o advogado, especialista na área, escreve sobre o tema. Confira:

Sua imagem importa?

gustavo-casarinEstamos em um momento em que os direitos trabalhistas e a Justiça do Trabalho estão em foco. A reforma trabalhista, já aprovada na Câmara dos Deputados, é um momento oportuno para reflexões que transbordam os temas centrais da própria lei em tramitação. O texto final da reforma trabalhista se mostra incerto pelo tempo e negociações que ocorrerão, mas de algo não se duvida: as empresas que melhor conhecerem sua realidade estarão mais preparadas para a tomada de decisões e para melhor aproveitar oportunidades no panorama jurídico futuro. Esta avaliação inevitavelmente passará pelo contingente de ações trabalhistas. Porém, não raras vezes se esquece de buscar as verdadeiras razões que conduziram a decisão final nos processos judiciais, relegando muitas vezes o resultado a avaliação simplista do protecionismo do Poder Judiciário. Não queremos aqui fazer uma defesa do sistema ou negar a existência do protecionismo, mas muitas vezes, por estarmos acostumados a criticar o judiciário, deixamos de nos questionar qual a nossa efetiva participação no resultado. Um caminho interessante é estabelecer indicadores precisos e que tragam informação muito além do simples resultado econômico da ação. Da análise sistêmica dos indicadores podemos fazer uma avaliação de como o Judiciário enxerga a empresa, a impressão que se transmite da relação com empregados, o que é percebido de sua relação com terceirizados, e, principalmente, se a sociedade tem a correta percepção das boas práticas realizadas. A correção no agir e a relação da empresa com o público interno e externo impacta muito além do valor de uma marca, sendo importante lembrar que o julgador trabalhista está inserido na mesma sociedade que a consome diariamente, portanto, tal percepção poderá influenciar mesmo de que de forma inconsciente o resultado da demanda.

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