Na última semana a equipe da Dupont Spiller Fadanelli Advogados esteve em Santa Catarina para conhecer o Centro de Inovação de Blumenau (CIB). A visita teve como propósito conhecer o dia a dia dos empreendedores que estão transformando a região do Vale do Itajaí por meio da tecnologia e buscar sinergia para nossos clientes, gerando ainda mais valor ao nosso trabalho.
Com um pouco mais de um ano de operação o CIB está totalmente povoado, com fila de espera para novas empresas e com inúmeros projetos de inovação ali sediados. Interessante ressaltar o formato de idealização do Centro de Inovação que em parceria da Prefeitura Municipal de Blumenau com a entrega do terreno, o Estado de Santa Catarina deslocou recursos para a construção do prédio, sendo operada no formato de uma associação privada em parceria com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Seguindo as atuais métricas de gestão para inovação, o CIB busca não criar um ambiente de pensionato para empresas de tecnologia, permitindo que todas empresas ali sediadas possam ficar estabelecidas por um prazo máximo de 3 anos, fazendo do Centro de Inovação um ambiente de constante renovação com a oxigenação de ideias.
Para que qualquer empresa possa conseguir um espaço dentro do Centro de Inovação de Blumenau, as interessadas devem passar por uma seleção, apresentando um projeto de inovação de seus negócios e passar para uma banca avaliadora. Os projetos giram dentro das áreas de especialização do CIB que tecnologia da informação e comunicação (TIC), área eletro metal mecânico, além dos eixos têxteis, saúde, energias renováveis, comércio e turismo.
Além disso, projetos sociais como o Draft, cujo objetivo é de mudar a realidade de jovens através da educação de fundamentos de programação para a entrada no mercado de trabalho, são fundamentais para mostrar como a tecnologia pode mudar a vida de muita gente.
Novos projetos estão sendo idealizados pelo Centro de Inovação como a criação do distrito criativo, mas sobre isso conversaremos nas próximas visitas.